Serra de Sana

Essa é uma serra pouco conhecida dos motociclistas, em parte por ser uma das últimas do eixo das principais serras do Rio de Janeiro. Mas não desanime, pois ela é uma serra muito bonita e muito boa de rodar de moto, com várias curvas muito legais e atrações ao longo da estrada. Não deixe de ver os detalhes desta serra no link abaixo.

Nome popular da serra: Serra de Sana

Nome oficial da serra: Serra do Mar

Código da estrada: RJ-142

Tem pedágio? Não

Distância do Rio: 150 km até Barra do Sana, indo pela Rio Manilha (BR-101) até Casimiro de Abreu, caso vc queira subir a serra.

157 km até Lumiar, subindo a serra de Nova Friburgo / Macuco, caso vc queira descer a serra.

Saindo do Rio, como chegar: Pra chegar pela parte debaixo da serra, pegue a ponte Rio Niterói e siga pela Rio Manilha e BR-101 até Casimiro de Abreu. De lá, pegue em direção à Barra do Sana/Lumiar pela RJ-142 até a serra.

Pra chegar pela parte de cima da serra, pegue a ponte Rio Niterói e a Rio Manilha até Itaboraí. De lá, pegue a RJ-116 em direção à Cachoeiras de Macacu e a serra de Nova Friburgo/Macuco. Após subir a serra, em Mury, pegue em direção à Lumiar pela RJ-142. Em Lumiar você estará no topo da serra e, é só continuar na RJ-142 pra descer.

Tamanho da serra: 22 km de Lumiar a Barra do Sana

Piso e condições: Asfalto em boas condições

Tipo de pista e comentários sobre ela: Pista simples, ou seja, mão-dupla e sem acostamento nas laterais. Tem uns poucos pontos de recuo e paradas de emergência.

Tem postos de combustível? Não.

Tem parada pra lanche / banheiro? Não.

Tem radares? Não.

Tem posto policial? Não.

Tem auxílio mecânico/médico? Não, a serra não é administrada por nenhuma concessionária, logo os resgates ou quaisquer emergências precisarão ser chamadas via PM, Bombeiros. etc. Como é uma serra bem movimentada, não vai ter dificuldades de auxílio em caso de emergências.

Pontos de interesse: Tem várias cachoeiras pelo caminho e, no pé da serra tem alguns bares/restaurantes que tem opções de banho de rio, de cachoeira e piscinas de água corrente. No meio da serra tem o encontro dos Rios 

Observação: É uma serra muito bonita e gostosa de rodar, porém, há que se ter atenção na estrada, já que sua pista em mão dupla dispõe de poucos pontos de ultrapassagem.

As condições e informações das serras e estradas podem mudar com o tempo ou até mesmo ter alguma informação equivocada. Caso identifique alguma informação desatualizada ou que precise de ajuste, teremos o maior prazer em realizar a atualização, basta nos informar através do e-mail disponível na página de contatos.