Serra de Piquete

Serra muito boa de rodar, longa e com grandes trechos de curvas boas e gostosas de fazer. Essa serra tem dois atrativos adicionais que são 1) é uma serra de 2 lados, onde vc sobe de um lado da montanha e desce do outro e; 2) um dos lados tem 2 pistas que dá pra vc escolher por qual ir (ou, porque não, ir pelas duas…). Veja as informações pra conhecer mais sobre esta serra show de rodar.

Nome popular e oficial da serra: Serra de Piquete

Nome da estrada: Rodovia Juscelino Kubitschek de Oliveira

Código da estrada: BR-459 / MG-350

Tem pedágio? Não

Distância do Rio: 261 km até em Piquete, no início da serra. Em função desta grande distância antes mesmo de pegar a serra, a recomendação é que, pra quem sai do Rio, se programe pra fazê-la em 2 dias.

Saindo do Rio, como chegar: Pegue a Rod. Presidente Dutra (BR-116) até a altura de Lorena, já no estado de SP, no km 51. Pegue a saída 51-A em direção à Piquete, já na BR-459 e passe a cidade, em direção à Itajubá, pra começar a subir a serra.

Tamanho da serra: 41,5 km até o encontro da BR-459 com a MG-350, antes de Itajubá

Piso e condições: Asfalto em muito boa condição do lado de SP. Já do lado de MG tem duas alternativas; 1) pela própria BR-459 passando por Wenceslau Bráz; e 2) pela MG-350, passando por Delfim Moreira, que o asfalto está mais deteriorado.

Tipo de pista e comentários sobre ela: Pista simples, ou seja, mão-dupla em toda a extensão da serra em ambos os lados. Alguns trechos da serra tem um pequeno acostamento ao lado, mas em sua maioria não tem. Tem alguns pontos de recuo, o que permite uma parada rápida para uma foto ou mesmo uma emergência.
Importante destacar que do lado de MG a serra tem 2 pistas, uma passando por Delfim Moreira (MG-350*) e outra passando por Wenceslau Bráz (BR-459). As características mencionadas acima atendem as duas pistas, porém, por Delfim Moreira a pista tem menos curvas enquanto que por Wenceslau Bráz ela tem muito mais curvas.
* pra quem vai de SP para MG, logo após o topo da serra, quando começa a descer, tem uma rotatória que, estranhamente, se você seguir reto, em frente, vai passar para a rodovia MG-350 ao passo que para continuar na BR-459 você precisará entrar na rotatória e sair na direção esquerda de onde estava vindo (a 3ª saída da rotatória). Portanto, se vc seguir uma “linha reta” subindo e descendo a serra, de SP para MG, subirá pela BR-459 e descerá pela MG-350.

Tem postos de combustível? Não, e por ser uma serra longa, recomenda-se estar atento ao nível de combustível antes de começar a subi-la.

Tem parada pra lanche / banheiro? Sim, mas do lado de SP só em Piquete e, do lado de MG, tanto em Delfim Moreira como em Wenceslau Bráz tem algum comércio. Depois disto, só em Itajubá mesmo.

Tem radares? Não

Tem posto policial? Não

Tem auxílio mecânico/médico? Não, a serra não é administrada por nenhuma concessionária, logo os resgates ou quaisquer emergências precisarão ser chamadas via PM, Bombeiros. etc. Um ponto de atenção é que em diversos trechos da serra pode se encontrar alguma dificuldade com sinal de celular. Porém, como é uma serra bem movimentada, a tendência é não ter dificuldades de auxílio em caso de emergências.

Pontos de interesse: O visual da serra é muito bonito e tem uns trechos onde é possível parar pra tirar uma foto.

Observação: Sua pista simples e de mão-dupla traz um pouco de dificuldades nesta serra, pois como ela é bastante utilizada por caminhões, vc pode encontrar momentos em que vai ter que seguir uma fila de carros e caminhões.

Inclusive, sobre ultrapassagens, tem poucos pontos oficiais de ultrapassagem e todos do lado de MG e no trecho da MG-350 (no trecho da BR-459 não tem).

As condições e informações das serras e estradas podem mudar com o tempo ou até mesmo ter alguma informação equivocada. Caso identifique alguma informação desatualizada ou que precise de ajuste, teremos o maior prazer em realizar a atualização, basta nos informar através do e-mail disponível na página de contatos.