Nome popular e oficial da serra: Serra de Paracambi
Nome da estrada: Estrada Paracambi Vassouras
Código da estrada: RJ-127
Tem pedágio? Não
Distância do Rio: 88 km
Saindo do Rio, como chegar: Pegue a Rod. Presidente Dutra (BR-116) e após passar o pedágio, entre na RJ-127 e siga em direção a Paracambi. Após passar a cidade, siga em direção à Eng. Paulo de Frontin / Mendes para subir a serra.
Uma opção interessante também é entrar antes do Pedágio, em direção à Japeri e, após passar a cidade, pegue a RJ-093 pra Paracambi. Essa estradinha passa por uns lugares bem bonitos.
Tamanho da serra: 11 km
Piso e condições: Asfalto em ótimas condições. Na época da escrita deste material a serra estava em fase final de reforma de seu piso.
Tipo de pista e comentários sobre ela: Pista simples, com mão-dupla pra subida e descida. A serra só apresenta uma única faixa de rolagem em cada direção, em toda a sua extensão, com poucas possibilidades de ultrapassagem. Além disto, não tem espaço de acostamento nas laterais da pista.
Tem postos de combustível? Não na serra, mas por sua pequena extensão e as cidades de Paracambi, no pé da serra, Eng. Paulo de Frontin em seu trecho final e Mendes, ao final, não há com o que se preocupar.
Tem parada pra lanche / banheiro? Não no meio da serra, mas com as cidades mencionadas acima, tem vários comércios que possibilitam uma parada.
Tem radares? Não
Tem posto policial? Não
Tem auxílio mecânico/médico? Não, a serra não é administrada por nenhuma concessionária, logo os resgates ou quaisquer emergências precisarão ser chamadas via PM, Bombeiros. etc.
Pontos de interesse: Esta serra não tem mirantes e pontos de interesse além da estrada em si.
Observação: Apesar de ser uma serra com poucos atrativos turísticos, a serra é muito gostosa de rodar e tanto as cidades de Paulo de Frontin como Mendes são bem aconchegantes e tem muitos pontos turísticos interessantes para visitar.