Nome popular da serra: Serra de Lídice
Nome oficial da serra: Serra D’água
Nome da estrada: Rodovia Saturnino Braga
Código da estrada: BR-494 / RJ-155
Tem pedágio? Não
Distância do Rio: 175 km indo pela Rio Santos BR-101 e considerando o pé da serra
159 km indo pela Dutra BR-116 e considerando o topo da serra
Saindo do Rio, como chegar: Pra chegar pelo pé da serra, pegue a Av. Brasil e siga pela Rio Santos (BR-101) até Jerumirim, depois de Angra dos Reis.
Pra chegar por cima da serra, pegue a Rod. Presidente Dutra (BR-116) e após a serra das Araras vão ter algumas opções de acesso até chegar à cidade de Rio Claro: em Piraí, em Volta Redonda e em Barra Mansa. Todas as 3 são boas pra chegar em Rio Claro, mas não deixe de marcar no GPS pra não se perder e gastar tempo. A partir de Rio Claro, siga em direção à Lídice e, de lá, pra serra.
Tamanho da serra: 10 km
Piso e condições: É um asfalto em boas condições, mas nos 3 túneis de pedra o piso é de paralelepípedo e com bastante buraco, demandando uma velocidade bem reduzida.
Tipo de pista e comentários sobre ela: Pista simples, com mão-dupla pra subida e descida. A serra só apresenta uma única faixa de rolagem em cada direção, em toda a sua extensão, com poucas possibilidades de ultrapassagem.
Tem postos de combustível? Só tem posto de combustível em Lídice, mas por ser uma serra curta, não há com o que se preocupar.
Tem parada pra lanche / banheiro? No pé da serra e no topo, chegando em Lídice, tem várias opções de parada, lanche e banheiro. Na serra em si, não tem paradas.
Tem radares? Não
Tem posto policial? Não
Tem auxílio mecânico/médico? Não, a serra não é administrada por nenhuma concessionária, logo os resgates ou quaisquer emergências precisarão ser chamadas via PM, Bombeiros. etc.
Pontos de interesse: Tem 3 túneis escavados na pedra muito bonitos e próximo à entrada do segundo, pra quem está subindo, tem um mirante que permite estacionar e curtir o visual de toda a serra lá embaixo
Observação: Essa é uma serra antiga que, apesar de ter um asfalto na maior parte em boas condições, espere alguns buracos em alguns trechos. Além disto, é uma serra sem acostamento e com curvas fechadas, que, juntando com o fato de ser mão-dupla em toda a sua extensão, demanda um cuidado e uma atenção constante do motociclista, principalmente nas ultrapassagens. Pra completar, atenção e cuidados adicionais nas passagens dos túneis, pois o piso neles é de paralelepípedo e, por serem túneis escavados na pedra, seu interior sempre tem água pingando, tornando o piso molhado, escorregadio e com poças. Mas não deixe estes itens de atenção te desanimar de ir lá conhecer, pois é uma serra muito bonita e vale muito a pena ir conhecer e rodar por lá de moto.