Serra de Friburgo

Serra gostosa de rodar, apresenta uma subida que dá pra acelerar e deitar bem nas curvas. No topo te espera um visual alucinante e uma fonte de água natural pra refrescar sua sede de andar de moto. Clique para conhecer todos os detalhes técnicos desta serra que tem um nome oficial bem diferente.

Nome popular da serra: Serra de Friburgo

Nome oficial da serra: Serra de Macuco

Nome da estrada: Rodovia Presidente João Goulart

Código da estrada: RJ-116

Tem pedágio? Tem, mas moto não paga. Basta chegar até o guichê que o operador abre a cancela.

Distância do Rio: 104km

Saindo do Rio, como chegar: Tem duas opções para chegar no pé da serra, em Cachoeiras de Macacu: 1) Pegue a Rio Manilha até Itaboraí e, daí, suba a RJ-116, passando por Papucaia e Cachoeiras de Macacu; ou 2) Pegue a Rio-Petrópolis (BR-040) e pegue a Rio – Teresópolis (BR-493) até o pé da serra, em Parada Modelo. Entre em Parada Modelo e siga a RJ-122 até Cachoeiras de Macacu.

Tamanho da serra: 22km

Piso e condições: Asfalto em boas condições

Tipo de pista e comentários sobre ela: Pista simples, ou seja, mão dupla pra subir e descer. A faixa de subida é duplicada na maior parte da serra.
Já a descida é em faixa simples em toda a sua extensão e com poucos pontos de ultrapassagem.
Por toda a serra, seja na subida ou na descida, tem vários pontos de recuos para uma parada de emergência ou mesmo para uma foto.

Tem postos de combustível? Logo no início da serra tem um posto de combustível, mas ao longo da serra, não.

Tem parada pra lanche / banheiro? No posto de combustível no pé da serra tem um restaurante com opções de lanche e almoço, bem como com banheiros bons e limpos para uso.

Tem radares? Sim

Tem posto policial? Sim, no topo da serra

Tem auxílio mecânico/médico? A RJ-116 faz parte do grupo Rota 116 que oferece socorro mecânico e médico através do número 0800-2820-116 ou através dos tótens de comunicação espalhados ao longo da via.

Pontos de interesse: Tem um motopoint no meio da serra, mas infelizmente fica mais fechado do que aberto. Se estiver aberto quando você passar, não perca a oportunidade de parar e curtir o local, pois vale a pena.
Além disto, no fim da serra tem uma fonte de água que tem um recuo para parada e um visual maneiro da serra. Vale a parada também

Observação: Tem um trecho no meio da serra que, por conta de um desmoronamento há alguns anos, está em meia pista e com o sistema de pare e siga.

Veja em vídeo os detalhes desta serra:

As condições e informações das serras e estradas podem mudar com o tempo ou até mesmo ter alguma informação equivocada. Caso identifique alguma informação desatualizada ou que precise de ajuste, teremos o maior prazer em realizar a atualização, basta nos informar através do e-mail disponível na página de contatos.