Serra de Araras

Essa serra está literalmente escondida entre montanhas de pedras e desafia os motociclistas, cobrando habilidade e experiência para ir conhecê-la. Mas ela recompensa os mais ousados com um visual belíssimo e lugares fantásticos para conhecer. Além disto, basta rodar um pouco mais e você também conhecerá um morro que pode até ser chamado de serra, é o Morro do Fama, que também tem umas curvinhas bem legais pra rodar.

Nome popular da serra: Serra de Araras e Morro do Fama

Nome oficial da serra: Serra de Araras

Nome da estrada: Estrada Almirante Paulo Meira

Código da estrada: RJ-117

Tem pedágio? Não

Distância do Rio: 80 km subindo a Serra de Petrópolis

Saindo do Rio, como chegar: Pra chegar via Petrópolis, pegue a Av. Brasil ou a Linha Vermelha até a Rio Petrópolis (BR-040) e suba a serra. Após a entrada de Petrópolis, siga na BR-040 até a entrada para o Bairro Araras (fica um pouco antes da entrada de Itaipava). Por este caminho, para chegar ao morro do Fama, suba e desca a serra até o Vale das Videiras e siga em direção à Paty do Alferes, passando por Coqueiros.

Pra chegar via Paty do Alferes, suba a Rod. Presidente Dutra (BR-116) até Japeri. De lá, suba a serra de Miguel Pereira e passe a cidade em direção à Paty do Alferes. Em Paty, pegue a RJ-117 em direção a Petrópolis pra passar pela serra. Neste caminho vc vai passar pelo Morro do Fama antes de chegar na serra pra Araras.


Tamanho da serra: 18,4 km até o Vale das Videiras + 1km do Morro do Fama

Piso e condições: Piso em asfalto em boas condições.

Tipo de pista e comentários sobre ela: Pista simples e bem estreita, sem acostamento em ambos os lados e sem pontos de recuo.

Tem postos de combustível? Em Araras, um ditrito de Petrópolis, tem posto de combustível, mas depois, até Vale da Videiras (na verdade até Paty do Alferes) não tem mais.

Tem parada pra lanche / banheiro? Não tem as paradas tradicionais, mas o início da serra é no bairro de Araras, em Petrópolis e lá tem bastante comércio. O fim dela, no Vale das Videiras, outro distrito da cidade, também tem alguns comércios.

Tem radares? Não.

Tem posto policial? Não

Tem auxílio mecânico/médico? Não, a serra não é administrada por nenhuma concessionária, logo os resgates ou quaisquer emergências precisarão ser chamadas via PM, Bombeiros. etc. Como é uma serra próxima de cidades, não vai ter dificuldades de auxílio em caso de emergências.

Pontos de interesse: No início da descida, já no lado do Vale das Videiras, tem uma cachoeira do lado esquerdo de quem desce. Não é muito visível da pista, pois está uns 50m além dela, mas é fácil achar.

No topo da serra, apesar de não ter um mirante, também dá pra parar e tirar uma foto.

Já no Morro do Fama, apesar de não ter um mirante, tem alguns pontos da estrada onde é possível uma parada rápida para uma foto.

Observação: Essa serra e o Morro do Fama estão numa estrada que liga duas cidades serranas do Rio de Janeiro: Miguel Pereira e Petrópolis. Então, fazer um passeio em um “giro” do Rio por Petrópolis até Miguel Pereira (ou vice-versa) pra voltar vai lhe proporcionar um passeio de 3 serras (pode considerar até 4, pois o Morro do Fama não deixa de ser uma serrinha) num dia só.

As condições e informações das serras e estradas podem mudar com o tempo ou até mesmo ter alguma informação equivocada. Caso identifique alguma informação desatualizada ou que precise de ajuste, teremos o maior prazer em realizar a atualização, basta nos informar através do e-mail disponível na página de contatos.