Serra da Bocaina

Essa serra é desconhecida da maioria dos motociclistas, pois não fica no caminho de nenhuma cidade ou destino mais importante. Pra ir rodar nela, tem que ir e voltar, pois seu término é no topo da serra do mar e de lá não chega a lugar algum. Mas é uma serra deliciosa para andar de moto, pois tem umas curvinhas alucinantes e um visual no seu topo que é de tirar o fôlego. Clique em “Leia mais” para conhecer a serra da Bocaina.

Nome popular e oficial da serra: Serra da Bocaina

Nome da estrada: Sertão da Bocaina

Código da estrada: SP-247

Tem pedágio? Não

Distância do Rio: 170 km

Saindo do Rio, como chegar: Pegue a Rod. Presidente Dutra (BR-116) e suba a serra das Araras. Você vai precisar chegar em Bananal, no estado de SP. Daí vão ter 3 rotas: 1) Entrando em Piraí, na altura da Casa do Mamão em direção à Passa Três, Getulândia e Bananal; 2) Entrando em Volta Redonda (faça o retorno na saída 258-B como quem fosse voltar para o Rio e pegue a entrada para o Bairro Roma I). Siga em direção à Getulândia e Bananal; ou 3) Em Barra Mansa, pegue a saída 273 no bairro Cotiara e siga pra Bananal. O caminho mais fácil e com o melhor piso é o 3º. Pra quem vem de SP, a saída 273 da Dutra em Barra Mansa será a primeira opção.

Em Bananal atravesse a cidade e um pouco antes de sair dela, pegue a SP-247 em direção à Bocaina (esta entrada fica antes de uma ponte).

Tamanho da serra: 9 km

Piso e condições: Asfalto em boas condições

Tipo de pista e comentários sobre ela: Simples, ou seja, mão-dupla pra subida e descida. Esta pista é bem apertada, sem acostamento e com raros pontos de recuo. Toda atenção e cuidado ao andar por esta estrada.

Tem postos de combustível? Não. Procure abastecer em Bananal caso esteja no limite do combustível.

Tem parada pra lanche / banheiro? No início da subida, à esquerda, tem um barzinho/restaurante onde é possível comer algo e usar o banheiro, mas nem sempre está aberto.

Tem radares? Não

Tem posto policial? Não

Tem auxílio mecânico/médico? Não, pois não é uma estrada que leva ao interior. A ausência de sinal de celular e o pouco movimento pode complicar um pouco no caso de alguma necessidade ou urgência.

Pontos de interesse: Além das curvas e do visual alucinante da serra, tem uma cachoeira lindíssima do outro lado do vale, que dá pra ver vista da estrada, tem outra cachoeira bem do lado da pista que dá pra parar até para se molhar e se refrescar e, no topo, tem um mirante com o visual de todo o vale. Após o fim da serra, no mirante, ainda tem bastante estrada para conhecer, vale a esticada.

Observação: Não é uma serra muito recomendada para iniciantes, pois tem muitas curvas bem apertadas, tem uns trechos mais íngremes e isto vai cobrar a habilidade do piloto principalmente quando encontrar com um veículo na outra mão. Por ser um local bem ermo e, por isto, o sinal de celular é precário, também não recomendo ir somente 1 moto, pois em um caso de necessidade, pode ter dificuldades.

As condições e informações das serras e estradas podem mudar com o tempo ou até mesmo ter alguma informação equivocada. Caso identifique alguma informação desatualizada ou que precise de ajuste, teremos o maior prazer em realizar a atualização, basta nos informar através do e-mail disponível na página de contatos.