Roteiro: Rio Petrópolis Teresópolis Rio
Distância total do roteiro: 221 km
Cidades que passa: Petrópolis; Teresópolis
Rodovias/estradas do roteiro: BR-101; BR-040; BR-495; BR-116;BR-493
Serras do roteiro: Petrópolis; Hortênsias; Órgãos/Teresópolis/Guapimirim
Recomendações de restaurantes: Casa do Alemão na BR-040 e no topo da serra de Petrópolis. Em Nogueira (Bairro de Petrópolis) tem a casa da Empada, point de motociclistas. Além disto, em Itaipava, outro bairro de Petrópolis, tem uma ampla rede de restaurantes. Em Petrópolis também tem o Bar e restaurante da cerveja Bohemia
No mirante da serra das Hortênsias tem algumas barraquinhas de bolinho de aipim e caldo de cana
Em Teresópolis tem o Saint Gallen, excelente restaurante e fábrica de cerveja
Recomendações de hospedagem: Hotel Bragança em Petrópolis
Pontos turísticos ou de interesse: Na serra de Petrópolis tem o mirante do Cristo e uma fortificação no fim da serra à direita.
Na serra das Hortênsias tem a cachoeira da Macumba e um mirante onde é possível parar para admirar a vista
O Castelo de Itaipava é um restaurante e ponto turístico interessante para uma visitação.
Na serra dos Órgãos tem o mirante do soberbo com uma vista espetacular do Dedo de Deus.
Descrição do Roteiro: Saindo do Rio, pegue a Linha Vermelha ou Avenida Brasil até a entrada da Rod. Rio Petrópolis (BR-040) e siga nela até subir a Serra de Petrópolis. Continue na BR-040 até a entrada de Itaipava e pegue a Rodovia União Indústria em direção a Teresópolis. Também é possível, para evitar o trânsito do centro de Itaipava, seguir um pouco mais na BR-040 até o Castelo de Itaipava e acessar a primeira saída após ele. Neste caso, você vai ter que pegar a União Indústria no sentido Petrópolis, pois o trevo que dá acesso à BR-493 está antes. Ao chegar no trevo, pegue a BR-493 em direção à Teresópolis. Você vai subir a Serra das Hortênsias e do outro lado chegará em Teresópolis. Caso você queira conhecer a cidade ou comer nela, siga pelo centro. Porém, se seu propósito for só andar de moto, assim que descer a serra, ao invés de seguir pelo centro, pegue em direção à BR-116 no bairro Ermitage e lá vire à direita para a Serra dos Órgãos/Teresópolis/Guapimirim. A visão do Dedo de Deus ainda na estrada, bem antes de chegar o mirante, é maravilhosa.