BR-040 – Rio Juiz de Fora

Essa é uma das rodovias mais procuradas pelos motociclistas para rodar aqui no Rio de Janeiro. Suas curvas longas e abertas, seu asfalto em ótimas condições e sua pista dupla em todo o trajeto proporcionam uma pilotagem agradável para todos os estilos e tamanhos de motos.

Nome da estrada: Rio Juiz de Fora

Trecho entre: Petrópolis e Juiz de Fora

Código da estrada: BR-040

Tem pedágio? Sim, neste trecho tem 2 pedágios (some 1 ao que tem no pé da serra de Petrópolis, caso esteja saindo do Rio de Janeiro.

Distância do Rio: 65 km (considerando a entrada para Petrópolis pelo bairro Bingen).

Saindo do Rio, como chegar: Pegue a Av. Brasil ou a Linha Vermelha até a Rio Petrópolis (BR-040) e suba a serra. Após a passar a entrada principal e a entrada do Bingen continue seguindo nela passando pela entrada de Itaipava, até Juiz de Fora.

Tamanho da Estrada: 110 km até a saída 799, entrada para JF pelo Salvaterra

Piso e condições: Asfalto em ótimas condições. Como toda estrada grande, eventualmente aparecem uns trechos com defeitos e irregularidades, mas nada que comprometa a descrição aqui.

Tipo de pista e comentários sobre ela: Pista duplicada, com a mão de ida separada da mão de volta por um canteiro em toda a extensão deste trecho apresentado. A pista só vira simples, com mão-dupla, a partir de Juiz de Fora.

Tem postos de combustível? Sim.

Tem parada pra lanche / banheiro? Sim.

Tem radares? Sim.

Tem posto policial? Sim.

Tem auxílio mecânico/médico? A estrada é administrada pela Concer, que disponibiliza o número 0800 282 0040 para auxílios mecânicos ou médicos, além de ter tótens de comunicação espalhados ao longo da via.

Pontos de interesse: Esta estrada passa por belos trechos entre montanhas gigantes de pedra nas proximidades de Petrópolis e Itaipava. Além disto também passa por trechos que são bem bonitos pra quem curte o visual do interior. Mas o maior ponto de interesse desta rodovia é a estrada em si, pois suas curvas criam visuais incríveis serpenteando pelos morros. Por último, se você quiser fazer um caminho diferente na ida até JF, experimente entrar em Itaipava (Petrópolis) e seguir pela União Indústria até Areal pra depois voltar para a 040. É um trecho bem bonito que passa por vales de pedras tão bonitos quanto os da serra. Esse trecho vai bem paralelo à estrada por um bom trecho e, também, te dará o bônus de retornar pra pista já após o pedágio.

Observação: Se você quer uma pista pra rodar despreocupado, seja você um iniciante ou um motociclista experiente, seja a sua moto uma de baixa cilindrada ou uma possante com um motorzão, seja vc um amante das customs, das big-trails, das nakeds ou de qualquer estilo, tenha certeza que você vai curtir muito esta estrada.

As condições e informações das serras e estradas podem mudar com o tempo ou até mesmo ter alguma informação equivocada. Caso identifique alguma informação desatualizada ou que precise de ajuste, teremos o maior prazer em realizar a atualização, basta nos informar através do e-mail disponível na página de contatos.