Nome da estrada: Rio Campos
Trecho entre: Rio de Janeiro e Campos dos Goytacazes
Código da estrada: BR-101 N
Tem pedágio? Sim
Distância do Rio: 58 km considerando que a Rio Campos começa logo depois de Itaboraí, pois até lá é chamada de Rio-Manilha
Saindo do Rio, como chegar: Pegue a Ponte Rio Niterói e siga pela Rio Manilha (BR-101) até Itaboraí. Continue na BR-101 contornando a cidade até iniciar a Rio Campos.
Tamanho da Estrada: 216 km
Piso e condições: Asfalto em ótimas condições. Como toda rodovia, tem uns poucos trechos onde o asfalto se deteriora um pouco, mas nada que comprometa a avaliação.
Tipo de pista e comentários sobre ela: A maior parte é em pista dupla, ou seja, mão simples com um canteiro no meio, separando as pistas. Eventualmente tem um trecho que a estrada une numa só e volta logo em seguida a ser pista dupla. Porém, tem um trecho, após a entrada pra Rio das Ostras, que segue com pista simples por 45km, até uma das entradas para Macaé, no km 144. Muita atenção e cuidado nas ultrapassagens neste trecho, pois é um trecho sujeito a muito trânsito por conta dos caminhões, mais lentos.
Tem postos de combustível? Sim.
Tem parada pra lanche / banheiro? Sim.
Tem radares? Sim.
Tem posto policial? Sim.
Tem auxílio mecânico/médico? Sim, este trecho da BR-101 é administrada pela Ateris Fluminense, que disponibiliza o telefone 0800-2820 101 para socorro mecânico o médico ou, também, através dos tótens de comunicação espalhados ao longo da via.
Pontos de interesse: Essa é uma estrada bem plana. Tem poucos trechos de aclives e declives e nenhum deles muito acentuados. Por isto, a estrada passa por diversos trechos de amplos campos com mato baixo e com montanhas que podem ser vistas ao longe. É uma estrada muito bonita para rodar, principalmente nas primeiras ou últimas horas do dia.
Observação: Atenção principalmente no trecho de Casimiro de Abreu que, por ser pista simples e ter diversos quebra-molas para reduzir a velocidade dos veículos que passam pela entrada da cidade, normalmente apresenta um engarrafamento neste trecho. Outro ponto de atenção é cuidado é nos 45km entre Rio das Ostras e Macaé. Tem partes deste trecho que não tem nenhum ponto de ultrapassagem, nem para os mais ousados. Isto demanda uma certa dose de paciência e calma, pra não arriscar a si e a terceiros numa ultrapassagem mais ousada. Por sim, o trecho da rodovia chegando em Campos também é complicada, por conta de retornar a pista simples e os vários quebra-molas que visam reduzir a velocidade na região da cidade