RJ-116 – Itaboraí – Itaocara

Essa é uma excelente e divertida estrada pra rodar. No trecho antes da Serra de Macuco (Serra de Friburgo ) sua pista é plana e a paisagem repleta de campos amplos. Depois de Nova Friburgo, ela serpenteia por montanhas de pedras e morros até o seu destino. E o mais legal, ela tem “mas não tem” pedágios pra motos. Confira mais informações sobre esta serra clicando em Saiba mais.

Nome da estrada: Itaboraí – Itaocara – Rodovia Presidente João Goulart

Trecho entreItaboraí e Itaocara

Código da estrada: RJ-116, porém em alguns trechos ela se sobrepõe à BR-492

Tem pedágio? Sim, mas moto não paga, basta chegar até o guichê que o operador vai liberar

Distância do Rio: 60km

Saindo do Rio, como chegar: Pegue a ponte Rio Niterói e siga pela Rio Manilha (BR-101) até a entrada de Itaboraí. Aí vc pode seguir por dois caminhos: por dentro de Itaboraí (mas aí vai pegar bastante trânsito e radares) ou continuar na BR-101 pela Rodovia do Contorno, que vai te levar até depois de Itaboraí e lá, pegar o retorno para voltar e pegar a RJ-116 em direção à Cachoeiras de Macacu e Nova Friburgo

Tamanho da Estrada: 260km até a entrada de Itaocara

Piso e condições: Asfalto em ótimas condições.

Tipo de pista e comentários sobre ela: Simples, ou seja, mão-dupla para ir e voltar em toda a sua extensão

Tem postos de combustível? Sim

Tem parada pra lanche / banheiro? Sim

Tem radares? Sim

Tem posto policial? Sim

Tem auxílio mecânico/médico? A RJ-116 faz parte do grupo Rota 116 que oferece socorro mecânico e médico através do número 0800-2820-116 ou através dos tótens de comunicação espalhados ao longo da via.

Pontos de interesse: Essa estrada tem uma serra no meio que, por si só já é um ponto de interesse (veja a Serra de Friburgo), porém tanto antes como depois da serra tem trechos muito bonitos desta estrada, pois no trecho entre Itaboraí e Cachoeiras de Macacu vc terá trechos com grandes retas e curvas amplas, margeadas por campos e montanhas bem bonitas. Já depois da serra vc terá uma estrada com bastante curvas, subidas e descidas, entre montanhas de pedras, morros, campos, que vão te brindar com muita diversão e momentos onde vc poderá exercitar ou mesmo desafiar sua habilidade na pilotagem.

Observação: Este trecho que estamos apresentando é bem longo, portanto, apesar da estrada ser boa, espere encontrar: trechos onde o asfalto deteriorou, quebra-molas, trechos urbanos, radares, trânsito, etc.

Veja o vídeo da serra de Friburgo

As condições e informações das serras e estradas podem mudar com o tempo ou até mesmo ter alguma informação equivocada. Caso identifique alguma informação desatualizada ou que precise de ajuste, teremos o maior prazer em realizar a atualização, basta nos informar através do e-mail disponível na página de contatos.