Estrada Friburgo Sumidouro

Essa é uma boa estrada para quem está começando se aventurar nas serras do interior do estado do Rio, pois conecta as cidades de Nova Friburgo a 985m nível do mar com Sumidouro a 355m nível do mar. Tem umas curvinhas boas de rodar e uns trechos com um visual muito bonito do vale e de fazendas no interior.

Nome popular e oficial da serra: Estrada Friburgo Sumidouro

Código da estrada: RJ-148

Tem pedágio? Não

Distância do Rio: 148 km

Saindo do Rio, como chegar: Pegue a Ponte Rio Niterói e a Rio Manilha até Itaboraí. Pegue a RJ-116 em direção à Cachoeiras de Macacu e suba a serra de Friburgo/Macuco até Nova Friburgo. Atravesse a cidade e pegue a RJ-148 para descer em direção à Sumidouro

Tamanho da serra: 37 km até Sumidouro

Piso e condições: Asfalto em boas condições. O trecho final, chegando em Sumidouro estava sendo recapeado e recuperado de uns desmoronamentos quando escrevemos este resumo.

Tipo de pista e comentários sobre ela: Simples, ou seja, mão-dupla de subida e descida.

Tem postos de combustível? Não, só em Nova Friburgo ou Sumidouro

Tem parada pra lanche / banheiro? A estrada vai serpenteando por bairros do município de Friburgo e Sumidouro, logo, tem vários comércios ao longo dela. Nada como uma parada tradicional ao longo da estrada, mas não vai ficar na mão se quiser fazer um lanche ou dar uma parada para banheiro.

Tem radares? Não

Tem posto policial? Não

Tem auxílio mecânico/médico? Não, mas como a estrada passa por um trecho bem habitado, não há com o que se preocupar

Pontos de interesse: Tem vários trechos bem bonitos da estrada onde se dá para ver o vale lá embaixo. Além disto, passa por florestas de eucaliptos bem interessantes.

Observação: Não chega a ser uma serra na sua concepção plena, mas essa estrada sobe/desce por 630m e pode ser um treinamento para os mais novos nas serras do interior do Rio de Janeiro, pois tem curvas mais fáceis de fazer (e duas ou três mais apertadas, mas que dá pra fazer de boa, sem risco, pra quem está começando).

As condições e informações das serras e estradas podem mudar com o tempo ou até mesmo ter alguma informação equivocada. Caso identifique alguma informação desatualizada ou que precise de ajuste, teremos o maior prazer em realizar a atualização, basta nos informar através do e-mail disponível na página de contatos.