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ATENÇÃO
Entramos em período de férias. Você pode enviar seus dados e fotos para a homologação do Desafio, porém, o processo de homologação só retornará ao fim de janeiro/25.Apresentação
Nesta versão do Desafio Guerreiros do Norte dos Caminhos de Motos você vai precisar ter o gosto pela aventura e o sangue frio de um guerreiro. As estradas da região norte fluminense do estado do Rio de Janeiro nem sempre são boas e sua determinação por continuar vai ser constantemente testada. Se você fraquejar, será vencido e desistirá no meio do caminho. Já avisamos, não vá fazer este desafio se você não estiver realmente determinado a vencer as dificuldades que surgirão pelo caminho!!!
Esta versão Tradicional é toda feita em asfalto (não tem off-road). Se você, além do sangue de Guerreiro, tem o gosto pela aventura, aguarde que em breve teremos uma que passará por trechos de terra.
Mas, como todo esforço tem uma recompensa, o roteiro é intercalado por belas regiões que passam por campos verdes, vales, serras belíssimas e desconhecidas que vão testar sua habilidade e margens de rios deslumbrantes que vão acalmar seu coração das batalhas da estrada.
Mas não relaxe muito, pois como eu disse, estes trechos de pura beleza são intercalados com novos trechos desafiadores. Você precisará vencer todas estas pequenas batalhas para se tornar um/a Guerreiro/a, vencedor/a do Desafio Guerreiros do Norte!
As regras
Como os Desafios Caminhos de Motos, este também precisa ser feito num único dia, ou seja, uma vez iniciado é necessário ir até o final, não sendo permitido o pernoite ou parada pra repousar em nenhuma parte do trajeto.
Da mesma forma que os outros desafios, é um roteiro circular, que pode ser iniciado em qualquer ponto do roteiro e em qualquer sentido, horário ou anti-horário. Mas se liga: você precisa começar este Desafio de algum ponto do roteiro! Não é permitido iniciar de sua residência ou outro local. Afinal, uma guerra se vence no campo de batalha.
Este desafio é um pouco mais curto que os outros, 520km, mas não se anime muito, pois os trechos de estrada e asfalto ruins e de serras com muitas curvas vão cobrar uma atenção maior e velocidade menor, portanto, o tempo de execução será aproximadamente o mesmo dos outros Desafios.
Vamos ao mapa geral do Desafio:
O desafio pode ser iniciado em qualquer ponto do percurso e pode ser feito no sentido Horário ou Anti-Horário, mas só será considerado atingido ao percorrer todo o trajeto e retornar ao ponto original de uma única vez, sem pernoites ou paradas para repousar.
Neste desafio também é OBRIGATÓRIO o uso de algum app que registre a data e a hora de quando as fotos foram tiradas. Fotos sem estas informações correm o risco de comprometer sua homologação. Recomendamos o TimeStamp.
Neste desafio não é permitido começar de um ponto fora do Roteiro. A primeira e a última foto precisam ser dentro do trajeto. O ponto inicial e final podem ser um checkpoint (mas não é obrigatório que sejam).
Para garantir que o piloto seguiu o roteiro corretamente, há 11 pontos de checagem. Nestes pontos de checagem o piloto precisa parar e tirar fotos. Serão sempre 2 fotos para cada ponto de checagem: 1 mostrando o odômetro (marcador de km total rodada pela moto. Marcador trip não serve) e outra mostrando o piloto com a moto no local especificado.
Esse é o roteiro com os checkpoints:
Para iniciar o desafio você precisa tirar uma foto do odômetro total e outra mostrando você e a moto no local de sua partida dentro do trajeto ou em um checkpoint.
Se não for num checkpoint, as fotos inicial e final precisam mostrar algum ponto característico que possa ser identificado nas duas fotos. Pode ser um marco rodoviário ou um estabelecimento comercial, desde que este esteja dentro do roteiro do desafio. A homologação pode ser comprometida caso as fotos de início e de fim não demonstrem claramente que o piloto está no mesmo lugar ou que não seja de um ponto dentro do roteiro.
O trajeto total é de aproximadamente 520km e boa parte dele é em estradas e serras onde a velocidade média será baixa. Portanto, não subestime a distância.
O desafio só é validado se realizado e registrado conforme as regras listadas aqui, com as fotos corretas nos checkpoints determinados e com o uso do aplicativo de marcação das informações das fotos. Fotos ruins, que não sejam possíveis identificar o lugar ou ler o odômetro ou em locais diferentes dos indicados não serão validadas e o desafio não será considerado concluído.
Da mesma forma, pedidos de homologação faltando a foto inicial ou a final (ou caso não seja possível identificar que foram tiradas no mesmo local) não serão homologados.
O roteiro no sentido Anti-horário
Conforme mencionado, você pode começar o Desafio por qualquer ponto do Roteiro. Pra fins de exemplo, vamos mostrar os pontos de checagem no sentido anti-horário começando pelo mais próximo do Rio de Janeiro, o Posto ViP, na Vila do Pião.
Pra quem sai do RJ, o ideal é começar o Desafio marcando checkpoint no posto ViP, na vila do Pião (no google maps aparece como Auto Posto Fortaleza do Pião). Este posto é na margem da Rodovia BR-116 e em frente a ele tem um radar de velocidade de 40km/h, não tem como errar. Aproveite para já sair 100% abastecido. Tire uma foto sua com a moto aparecendo o Posto ViP ou o restaurante Parada da Serra ao fundo e outra do odômetro:
Checkpoint 01 – Posto Fortaleza do Pião
Waypoint: -22.122582, -42.779003
Ao sair do posto, siga a BR-116 por um pouco mais de 1km em direção à Teresópolis e entre na RJ-156 para seguir para Sumidouro, passando pela Vila do Pião. Esta entrada também é fácil de achar, pois tem outro radar de velocidade de 40km/h em frente à ela.
A primeira experiência do que você vai encontrar no desafio já vem agora, pois o piso para chegar na Vila do Pião não é dos melhores. Porém é um trecho curto e o trecho que vem após a vila, de serra, é bom. Mas vá com muita cautela, pois a pista na serra é de mão dupla e várias curvas são bem apertadas.
Siga na RJ-156 até Sumidouro, onde você encontrará o próximo checkpoint, a Pedra Duas Irmãs.
Waypoint: -22.061990, -42.678134
Tire uma foto sua com a moto na frente da pedra e não se esqueça de tirar uma foto do odômetro também.
Após este checkpoint, siga passando pelo centro de Sumidouro em direção à Carmo, pela RJ-148. Belos campos o esperam neste trecho de estrada, mas mantenha a atenção, pois em alguns trechos podem ter terra ou lama (se tiver chovido dias antes) na pista.
O portal/pórtico de Carmo é outro checkpoint do desafio.
Waypoint: -21.920496, -42.615444
Tire uma foto com sua moto aparecendo no portal e outra foto para registrar o seu odômetro.
Entre em Carmo e pegue a estrada em direção à Duas Barras, RJ-144. Atenção nesta estrada, pois além do piso também não ser dos melhores, ela é estreita e de mão dupla. Além disto, pode ter mato invadindo a pista e terra em algumas curvas. Ela também vai levar a uma serra que tem umas curvas bem apertadas, em cotovelo. Vai ser bem divertido, mas vai cobrar domínio da moto e habilidade do piloto.
Siga nesta estrada até chegar e passar por Duas Barras. Siga até o portal da cidade, nas margens da RJ-116/BR-492, onde é o próximo checkpoint.
Waypoint: -22.116134, -42.419403
Pare e tire sua foto com a moto mostrando o portal e, também, do odômetro.
Agora vem um trecho de estrada ótima, a RJ-116/BR-492. Siga por ela até Macuco e relaxe curtindo o asfalto bom e o visual, pois em breve terá mais batalhas pra vencer.
Ao chegar em Macuco, pegue a RJ-172 em direção à Santa Maria Madalena e siga até esta cidade. A título de informação, a RJ-172 se transformará na RJ-146 após uma rotatória, mas não importa, pois o próximo checkpoint está em Santa Maria Madalena e o seu GPS vai te levar pra lá.
Ao chegar na rotatória de Santa Maria Madalena continue em frente até a Casa do Artesão/Museu Suíço, que é o próximo checkpoint.
Waypoint: -21.968090, -42.001305
Registre este checkpoint com sua foto e a moto no local e, também, a foto do odômetro. Aproveite para visitar rapidamente a casa do artesão e comprar uma lembrancinha da cidade e do roteiro. Só não gaste muito tempo aí, pois ainda tem muita estrada pela frente!!
Após este checkpoint siga em frente até a RJ-182, onde você vai pegar pra direita pra descer duas serras em direção à Conceição de Macabu.
A primeira é a própria serra de St. Ma. Madalena. Essa serra tem um visual muito legal e umas curvinhas top. Porém também precisa ter atenção com o piso, pois tem alguns buracos, desníveis e irregularidades na pista.
A segunda serra é a de Conceição de Macabu. Essa serra também tem algumas irregularidades na pista, mas é mais larga do que a anterior. Mas tem umas curvinhas bem legais também.
O próximo checkpoint é num distrito chamado Macabuzinho. Então, desça as duas serras, passe pelo centro de Conceição de Macabu e pegue a estrada pra este distrito, a RJ-196.
Esta estrada inicialmente é ruim, mas melhora após alguns km. O checkpoint fica na pracinha, bem no centro do distrito, em frente à bela Igreja de São Sebastião. A foto de registro do checkpoint pode ser tanto da praça quanto da igreja.
Waypoint: -22.084679, -41.735583
Lembrando que sempre precisam de 2 fotos, uma sua com a moto no local e outra do odômetro.
Siga em frente até encontrar a BR-101, passe por cima da BR e siga pra Campos. Esse é outro trecho de ótima estrada e com belos visuais que vai te permitir relaxar um pouco. Só fique ligado que nesta BR você passará por um pedágio em que moto paga.
O próximo checkpoint fica em Campos, no posto de Combustível Boulevard, que fica ao lado do Shopping Boulevard.
Waypoint: -21.753620, -41.345794
Tire a sua foto com a moto mostrando o posto e não deixe de tirar a foto do odômetro.
Siga o roteiro para pegar a RJ-158 em direção à São Fidélis, pelas margens do Rio Paraíba.
O próximo Checkpoint será no mirante do morro do Gambá, que é um mirante com um visual top, com o Rio Paraíba já nos seus km finais antes de desaguar no mar.
Waypoint: -21.617426, -41.576423
Tire sua foto com a moto mostrando o marco com o nome do mirante e não se esqueça de tirar a foto do odômetro.
Siga na RJ-158, passando por dentro de São Fidelis e volte para a BR-492 em direção à Itaocara. Aqui é importante não pegar em direção à Pureza e/ou Cambuci, para evitar trecho de terra.
Mas não se iluda, no seu caminho pra Itaocara você vai pegar um trecho bem ruim de asfalto na BR-492. Siga nela até Itaocara e de lá vá até o próximo checkpoint. Ele fica nas ruínas de uma antiga olaria. Ela não está exatamente na beira da estrada, mas sim a uns 100m dela. Mas essa ruína é bem visível da estrada e não terá dificuldades em localizá-la.
Waypoint: -21.675128, -42.088894
Tire sua foto com a moto mostrando a ruína ao fundo e a foto do odômetro.
Após registrar este checkpoint, volte pra RJ-158, seguindo em direção à Euclidelândia (após o distrito de Batatal a RJ-158 se transformará na RJ-152). Lá estará seu próximo checkpoint, o posto de combustível Mira Ouro à beira da estrada.
Waypoint: -21.904874, -42.266446
Tire sua foto com a moto mostrando o nome do posto e a foto do odômetro. Aproveite para lanchar e abastecer, se precisar. Este posto disponibiliza água gelada de graça por um bebedouro, encha suas garrafinhas se quiser.
Continue seguindo a RJ-152 em direção à Cantagalo e, na rotatória, pegue a RJ-160 em direção à Além Paraíba.
Siga até Além Paraíba, pegando a BR-393 em direção à Sapucaia. O próximo checkpoint está no posto Radar, que fica nesta rodovia, a 2 km antes do Pedágio.
Waypoint: -21.960100, -42.859167
Novamente, tire sua foto com a moto mostrando o nome do posto e outra foto com o odômetro.
Volte 1km na BR-393 e pegue a RJ-154 em direção à Nossa Senhora da Aparecida (um distrito de Sapucaia). Passe Aparecida (ou Aparecidinha, como é conhecida), seguindo em direção à BR-116 e, chegando lá, volte para o posto da vila do Pião, o mesmo local onde se deu início a este desafio. Este será seu registro final, tire a sua foto com a moto mostrando o posto ou o restaurante ao fundo e a foto do odômetro.
Waypoint: -22.122582, -42.779003
Desta forma você concluiu o Desafio Guerreiros do Norte no sentido anti-horário.
A lista de checkpoints no sentido anti-horário tomando como partida o posto da serra do Capim segue:
1º Posto da Vila do Pião – Ponto GPS Posto Vila do Pião
2º Pedra Duas Irmãs em Sumidouro – Ponto GPS Pedra Duas Irmãs
3º Portal/Pórtico de Carmo – Ponto GPS Portal de Carmo
4º Portal/Pórtico de Duas Barras – Ponto GPS Portal de Duas Barras
5º Casa do Artesão/Museu Suíço em Santa Maria Madalena – Ponto GPS Santa Maria Madalena
6º Igreja de São Sebastião / Pracinha em Macabuzinho – Ponto GPS Macabuzinho
7º Posto Boulevard em Campos dos Goytacases – Ponto GPS Posto Boulevard
8º Mirante do Gambá em São Fidélis – Ponto GPS Mirante do Gambá
9º Ruínas da Olaria em Itaocara – Ponto GPS Ruínas em Itaocara
10º Posto Mira Ouro em Euclidelândia – Ponto GPS Posto Mira Ouro
11º Posto Radar em Sapucaia – Ponto GPS Posto Radar
12º Posto da Vila do Pião – Ponto GPS Posto Vila do Pião
Link para baixar o roteiro completo no sentido anti-horário para usar no google maps do celular
O roteiro no sentido horário
O roteiro no sentido horário, tomando como ponto de partida a Serra do Capim.
Para fazer o Desafio no sentido horário, o roteiro e os checkpoint são os mesmos, porém na ordem inversa.
Logo, começando no checkpoint da Serra do Capim pelo sentido horário, seus checkpoints serão na seguinte ordem:
1º Posto da Vila do Pião – Ponto GPS Vila do Pião
2º Posto Radar em Sapucaia – Ponto GPS Posto Radar
3º Posto Mira Ouro em Euclidelândia – Ponto GPS Posto Mira Ouro
4º Ruínas da Olaria em Itaocara – Ponto GPS Ruinas em Itaocara
5º Mirante do Gambá em São Fidélis – Ponto GPS Mirante do Gambá
6º Posto Boulevard em Campos dos Goytacases – Ponto GPS Posto Boulevard
7º Igreja de São Sebastião / Pracinha em Macabuzinho – Ponto GPS Macabuzinho
8º Casa do Artesão/Museu Suíço em Santa Maria Madalena – Ponto GPS Santa Maria Madalena
9º Portal/Pórtico de Duas Barras – Ponto GPS Portal de Duas Barras
10º Portal/Pórtico de Carmo – Ponto GPS Portal de Carmo
11º Pedra Duas Irmãs em Sumidouro – Ponto GPS Pedra Duas Irmãs
12º Posto da Vila do Pião – Ponto GPS Posto Vila do Pião
Link para baixar o roteiro completo no sentido horário para usar no google maps do celular
Em todos os pontos de checagem é necessário tirar a foto do piloto com a moto no local indicado e a foto do odômetro.
Lembrando que se o piloto for começar de outro ponto, ele precisa necessariamente estar dentro do roteiro e as fotos de início e fim precisam mostrar alguma característica que não deixe dúvidas que o ponto de partida e chegada são no mesmo local.
O desafio só é validado se realizado e registrado conforme as regras listadas aqui e nos waypoints determinados. Fotos ruins, sem a utilização do aplicativo para identificar data, hora e local, sem as fotos do odômetro, ou em locais diferentes dos indicados não serão validadas e o desafio não será considerado concluído.
Se interessou em fazer o desafio? Então veja como é fácil!!
Escolha o dia e faça o circuito segundo as orientações acima. Pare em todos os pontos de checagem e fotografe tudo o que precisa para registrar o desafio.
Depois de concluído e com todas as fotos, acesse o formulário em Formulário de Submissão e preencha todas as informações para prosseguir com a homologação.
Os custos da homologação estão descritos abaixo e as instruções para o pagamento são fornecidas ao preencher o Formulário de Submissão.
IMPORTANTE: Não envie fotos por e-mail, Instagram ou outro meio de comunicação. A homologação somente pode ser feita pelo envio do Formulário de Submissão.
O número do certificado se dará em função da data de recebimento das evidências da conclusão do desafio e não da efetiva data da sua realização.
Se você fez em grupo, cada integrante do grupo precisa mandar as suas fotos de forma independente. Porém, para que todos recebam o mesmo número de certificação, todos os e-mails precisam informar o nome dos integrantes do grupo e deve conter uma foto com todos os pilotos.
Uma vez que a conclusão de seu desafio seja homologada você receberá um número de certificação.
A homologação pode levar de 15 a 20 dias para ser concluída.
Custos da Homologação
Você pode optar por 3 tipos de homologação. O preço é por piloto/moto, mas se for piloto + garupa tem um desconto.
A homologação econômica custa R$ 60,00 (sessenta reais) por piloto e, se for a dupla piloto+garupa, R$ 100,00 (cem reais) para ambos e com ela cada um terá direito a:
- 01 arquivo PNG exclusivo com o seu número de certificação (no caso de piloto+garupa ou grupo que realizou o Desafio junto, o número será o mesmo)
- A inclusão da sua foto no Hall da Fama dos Guerreiros do Norte aqui no site Caminhos de Motos (vide abaixo)
- A divulgação do seu feito no Instagram do perfil Caminhos de Motos (caso não deseje isto, informe no formulário de submissão).
A homologação Intermediária custa R$ 70,00 (setenta reais) por piloto e, se for dupla piloto+garupa, R$ 120,00 (cento e vinte reais) para ambos e com ela cada um terá direito a:
- 01 arquivo PNG exclusivo com o seu número de certificação (no caso de piloto+garupa ou grupo que realizou o Desafio junto, o número será o mesmo)
- A inclusão da sua foto no Hall da Fama dos Guerreiros do Norte aqui no site Caminhos de Motos (vide abaixo)
- A divulgação do seu feito no Instagram do perfil Caminhos de Motos (caso não deseje isto, informe no formulário de submissão).
- 01 Certificado com seu nome, dados da sua moto e da sua conquista
- 01 adesivo do Desafio Guerreiros do Norte
- 01 adesivo do perfil Caminhos de Motos
A homologação completa custa R$ 80,00 (oitenta reais) por piloto e, se for a dupla piloto+garupa, R$ 150,00 (cento e cinquenta reais) para ambos e com ela cada um terá direito a:
- 01 arquivo PNG exclusivo com o seu número de certificação (no caso de piloto+garupa ou grupo que realizou o Desafio junto, o número será o mesmo)
- A inclusão da sua foto no Hall da Fama dos Guerreiros do Norte do Desafio aqui no site Caminhos de Motos (vide abaixo)
- A divulgação do seu feito no Instagram do perfil Caminhos de Motos (caso não deseje isto, informe no formulário de submissão).
- 01 Certificado com seu nome, dados da sua moto e da sua conquista
- 01 adesivo alusivo ao Desafio Guerreiros do Norte
- 01 adesivo do perfil Caminhos de Motos
- 01 patch bordado do Desafio Guerreiros do Norte
- 01 mochila sacola (sacochila) do Desafio Guerreiros do Norte
Custos do Envio
Se vc optar por receber seu kit por Sedex, veja as opções de preço:
ATENÇÃO: Não nos responsabilizamos por qualquer motivo que impossibilite a entrega do SEDEX como, por exemplo, endereço errado, CEP errado, casa vazia ou os Correios não acessarem o local de entrega. Em qualquer caso em que o Sedes seja devolvido, o reenvio implicação em novo custo ao solicitante.
Foto dos itens da homologação completa
Então é isto, abasteça e parta com determinação para fazer o desafio.
E não ache que o desafio é fácil, pois apesar da quilometragem total não ser tanta, o fato de ter trechos em serras e outros com pistas em condições ruins, vão exigir força e garra do piloto e garupa para completar o giro.
Hall da fama dos motociclistas que venceram a batalha dos Guerreiros do Norte
Guerreiros de 01 a 49
Suzuki
V-Strom 650
Bodes do Asfalto
Niterói-RJ
15/11/2024
Suzuki
V-Strom 650
Bodes do Asfalto
Niterói-RJ
15/11/2024
Suzuki
V-Strom 650
Bodes do Asfalto
Niterói / RJ
15/11/2024
Harley Davidson
Fat Boy 114
Bodes do Asfalto
Niterói / RJ
15/11/2024
Suzuki
V-Strom 650
Musas do Asfalto
Niterói / RJ
15/11/2024
Yamaha
Fazer 250
Musas do Asfalto
Niterói / RJ
15/11/2024
Kawasaki
Vulcan 650
Musas do Asfalto
São Gonçalo / RJ
15/11/2024
Yamaha
Lander 250
Cavaleiros Errantes
Niterói / RJ
15/11/2024
Triumph
Tiger Sport 660
Oscaravelhos
Niterói / RJ
15/11/2024