Nome da estrada: Arco Metropolitano
Trecho entre: A Rio Petrópolis (BR-040) e a Rio Santos (BR-101)
Código da estrada: BR-493
Tem pedágio? Não
Distância do Rio: 37 km
Saindo do Rio, como chegar: Pegue a Av. Brasil ou a Linha Vermelha até a Rio Petrópolis (BR-040) e siga nela até a saída para a Rio Teresópolis. Ao sair da 040 em direção à Rio Teresópolis, passe por baixo da pista e siga fazendo o contorno para pegar em direção à São Paulo.
Tamanho da Estrada: 71km
Piso e condições: Asfalto em muito boa condição. Só fique atento à faixa da direita que está começando a apresentas sinais de desgaste e está com alguns buracos.
Tipo de pista e comentários sobre ela: Pista dupla, ou seja, uma pista de duas faixas para cada mão. Tem grandes acostamentos nos dois lados da pista, o que, aliado com suas curvas bem abertas e grandes retas, a torna bem ampla e visível. Como ela passa por uma região bem plana e bem isolada de grandes centros, a sensação de amplitude é ainda maior.
Tem postos de combustível? Não.
Tem parada pra lanche / banheiro? Não
Tem radares? Sim, mas na época em que escrevermos esta descrição, estavam todos desativados.
Tem posto policial? Não
Tem auxílio mecânico/médico? Não e esta pista não é administrada por nenhuma concessionária. Também considere que há trechos onde o sinal de celular pode ser precário ou inexistente. Atualmente esta estrada está começando a ter um movimento maior, logo, pode ser que não haja dificuldades em conseguir um auxílio no caso de uma emergência. Mas esteja preparado para tentar evitar precisar.
Pontos de interesse: Tem algumas pontes de arcos muito bonitas no início da estrada (pra quem começa pela BR-040). Além disto, os campos abertos na altura de Itaguaí também são muito bonitos. Por fim, as curvas desta estrada são bem legais de fazer, pois são amplas e abertas, permitindo desenvolver uma velocidade boa nelas.
Observação: Esta estrada é relativamente nova e ainda não tem qualquer infraestrutura em suas margens, parada pra lanche, posto de combustível e até borracheiro… nada. Além disto foi uma estrada que conquistou uma terrível fama de perigosa, pois logo após sua inauguração, ficou sem grandes ações de policiamento e, como ela é bem deserta, permitiu a ação de bandidos que agiam livremente. Atualmente e há coisa de 2 anos pra cá (estamos escrevendo isto em setembro/22) aumentaram significantemente o policiamento nesta rodovia e ela tem estado até bem mais segura do que outras vias do RJ. É claro que sua reputação de perigosa perdura mais do que sua condição mais segura no momento. Independentemente disto, até mesmo em função de ser uma estrada que passa por locais bem ermos, não recomendamos transitá-la de noite ou madrugada.