Roteiro: Rio Petrópolis Miguel Pereira Rio
Distância total do roteiro: 254 km
Cidades que passa: Petrópolis; Paty do Alferes; Miguel Pereira; Japeri
Rodovias/estradas do roteiro: BR-101; BR-040; RJ-117; RJ-125; BR-116; RJ-093*; BR-493*
* Veja sugestão na descrição do roteiro
Serras do roteiro: Serra de Petrópolis; Serra de Araras; Serra de Miguel Pereira
Recomendações de restaurantes: Casa do Alemão na BR-040 e no topo da serra de Petrópolis. Em Nogueira (Bairro de Petrópolis) tem a casa da Empada, point de motociclistas. Além disto, em Itaipava, outro bairro de Petrópolis, tem uma ampla rede de restaurantes. Em Petrópolis também tem o Bar e restaurante da cerveja Bohemia
Em Miguel Pereira tem o restaurante Relíquia, que está se consagrando o point dos motociclistas. Já no pé da serra, em Arcádia, tem um restaurante que tem pastéis e caldo de cana já tradicionais da região.
Recomendações de hospedagem: Em Petrópolis Hotel Bragança
Em Miguel Pereira o Hotel …
Pontos turísticos ou de interesse: Na serra de Petrópolis tem o mirante do Cristo e uma fortificação no fim da serra à direita.
Na serra de Araras tem a cachoeira da Ponte Funda escondida à esquerda logo no início da descida do lado do Vale das Videiras. Ao chegar no Vale das Videiras não deixe de parar para tomar um café e tirar umas fotos, pois esse é um bonito bairro de Petrópolis. Além disto, chegando em Paty do Alferes tem o morro do Fama, uma mini serra com curvas bem legais.
Logo após descer o Morro do Fama tem uma queijaria à esquerda chamada Rei do Queijo. Vale a parada para compras.
Na serra de Miguel Pereira estão em fase de finalização da construção de um Parque de Dinossauros. Além disto, um pouco antes do parque, pra quem desce, também tem um mirante onde é possível admirar todo o vale embaixo.
Descrição do Roteiro: Saindo do Rio, pegue a Linha Vermelha ou Avenida Brasil até a entrada da Rod. Rio Petrópolis (BR-040) e siga nela até subir a Serra de Petrópolis. Continue na BR-040 até a um pouco antes da entrada pra Itaipava, na entrada para o Bairro Araras. Pra facilitar a identificação do acesso, pra quem vem do Rio é onde tem um radar logo antes de uma rotatória. Mas basta seguir as placas para Araras que não tem erro.
Após acessar esta entrada, siga em frente até o topo da serra e desça do outro lado lá no Vale das Videiras. Continue em frente em direção a Paty do Alferes, que chegará logo após o Morro do Fama. Chegando em Paty, siga em direção à Miguel Pereira e desça a serra para voltar pro Rio de Janeiro.
Uma sugestão para fugir de um eventual trânsito na BR-116 (Rod. Pres Dutra) você pode, ao chegar em Japeri, ao invés de continuar na RJ-125 até a BR-116, pegar em direção à Prefeitura de Japeri (pela RJ-093) e de lá pegar o acesso para o Arco Metropolitano (BR-493) e seguir neste até a BR-040 e, de lá, voltar para o Rio. A distância é equivalente, só 2km a mais, mas pode ser uma salvação para evitar um problema na Dutra.