Nome popular da serra: Serra Velha de Petrópolis
Nome oficial da serra: Serra Velha da Estrela
Nome da estrada: Estrada Velha da Estrela ou Estrada do Imperador
Código da estrada: RJ-107
Tem pedágio? Não
Distância do Rio: 53km até o pé da serra
81km até o topo da serra, subindo pela Rio Petropólis pra chegar por cima (BR-040)
Saindo do Rio, como chegar: Para chegar no pé da serra, pegue a Rod. Washington Luiz, Rio Petrópolis (BR-040) até a entrada da Rio Teresópolis e entre nela. Siga na Rio Teresópolis até a entrada para Imbariê e siga até Fragoso.
Para chegar pelo topo da serra, pegue a Rod. Washington Luiz, Rio Petrópolis (BR-040) e suba a serra até Petrópolis. Entre na cidade e siga até o bairro Alto da Serra. A descida da serra começa por lá.
Tamanho da serra: 12 km
Piso e condições: A pista alterna trechos de asfalto e paralelepípedos. Mesmo nos trechos de asfalto, este não está em boas condições, com buracos e remendos que vão cobrar cuidado e habilidade do piloto.
Tipo de pista e comentários sobre ela: Simples, com mão-dupla pra subida e descida. A pista é muito sinuosa e tem muitas curvas fechadas.
Tem postos de combustível? Não, somente em Petrópolis ou, no pé da serra, em Fragoso
Tem parada pra lanche / banheiro? Não tem paradas como habitualmente encontramos nas outras serras, logo, não conte com isto. Porém, como a serra começa num bairro de Petrópolis (Alto da Serra), passa por outro (Meio da Serra) e em baixo já chega em Fragoso, não vai faltar opções em caso de um lanche ou banheiro emergencial.
Tem radares? Não
Tem posto policial? Não
Tem auxílio mecânico/médico? Não, mas como a serra passa por diversas áreas bem habitadas e tem um movimento considerável, não há de ter dificuldades no caso de uma necessidade ou emergência.
Pontos de interesse: O interessante desta serra é sua bagagem histórica. Ela passa por lugares incríveis e belíssimos de floresta nativa, a mata atlântica.
Observação: Definitivamente não é uma serra indicada para iniciantes ou para quem não tem o espírito de aventura, pois o piso ruim, o fato de ser mão-dupla, o fato de ter um transito razoável e, também, por ser transitada por ônibus fazendo verdadeiros malabarismos para virar nas curvas apertadas da serra bem como para desviar dos buracos, torna esta serra um desafio para os pilotos. O piso não é inviável para motos do estilo custom, mas esteja realmente preparado para os desafios desta serra e consciente das suas habilidades e controle da motocicleta.