Serra de Sumidouro

Essa serra é incrível, pois quem não a conhece não sabe o seu potencial, com uma sequência quase interminável de curvas em um longo e gostoso percurso para rodar de moto. Se você gosta de serra e curvas, não deixe de ir conhecer essa estrada e serra.

Nome popular da serra: Serra de Sumidouro

Nome oficial da serra: Serra do Pião

Código da estrada: RJ-156

Tem pedágio? Não

Distância do Rio: 146 km

Saindo do Rio, como chegar: Pegue a Av. Brasil ou a Linha Vermelha até a Rio Petrópolis (BR-040). Siga nela até a entrada pra Rio-Teresópolis (BR-493). Suba a serra de Teresópolis e continue na BR-116 em direção à Além Paraíba até a entrada pra Sumidouro, na RJ-156

Tamanho da serra: 14 km de Paquequer até a entrada de Sumidouro

Piso e condições: Asfalto em ótimas condições

Tipo de pista e comentários sobre ela: Pista simples, ou seja, mão-dupla em toda a sua extensão. 

Tem postos de combustível? Não

Tem parada pra lanche / banheiro? Não

Tem radares? Não

Tem posto policial? Não

Tem auxílio mecânico/médico? Não, a serra não é administrada por nenhuma concessionária, logo os resgates ou quaisquer emergências precisarão ser chamadas via PM, Bombeiros. etc. Como é uma serra que passa em alguns vilarejos, não vai ter dificuldades de auxílio em caso de emergências.

Pontos de interesse: O principal ponto de interesse dessa serra está no seu final, próximo à entrada de Sumidouro, onde é tem a Pedra das Irmãs, uma formação de duas pedras que formam uma passagem por entre elas na estrada. Vale a pena chegar lá para tirar uma foto.

Já na serra não tem mirantes nem pontos de parada para fotos, mas a serra em si é um espetáculo, principalmente pra quem desce, pois tem vários trechos onde é possível ver todo o vale lá embaixo,

Observação: Essa serra não tem acostamento e nem áreas de recuo. Tem várias curvas bem fechadas de demandam bastante atenção e cuidado na pilotagem. Além disto, seu tráfego em mão-dupla cobra técnica e perícia do piloto. Não recomendada para iniciantes nos passeios de serra. Em alguns pontos da serra tem algumas residências e poucos comércios, o que pode viabilizar uma parada de emergência.

As condições e informações das serras e estradas podem mudar com o tempo ou até mesmo ter alguma informação equivocada. Caso identifique alguma informação desatualizada ou que precise de ajuste, teremos o maior prazer em realizar a atualização, basta nos informar através do e-mail disponível na página de contatos.