Serra do Piloto

Essa serra histórica tem um nome chamativo não é à toa, pois ela é um convite à pilotar e te garanto, passar por ela vai demandar um pouco da sua habilidade em cima de duas rodas, pois não só em suas curvas apertadas como, também, em uns pequenos trechos sem calçamento. Não deixe de conferir os dados desta serra e entender o motivo porque estes trechos não foram calçados até hoje…

Nome popular e oficial da serra: Serra do Piloto

Nome da estrada: Rodovia Luiz Ascendino Dantas

Código da estrada: RJ-149

Tem pedágio? Não

Distância do Rio: 105 km até seu início em Mangaratiba. 

Saindo do Rio, como chegar: Pra chegar pela parte debaixo desta serra pegue a Av. Brasil e siga pela Rio Santos (BR-101) até Mangaratiba e de lá suba a RJ-149 em direção à serra do Piloto.

Para chegar pelo topo dessa serra, pegue a Rod. Presidente Dutra (BR-116) e suba a serra das Araras. A partir daí vc tem 3 opções para chegar até Rio Claro, por Piraí, por Volta Redonda e por Barra Mansa Chegando em Rio Claro, pegue a RJ-149 em direção à serra do Piloto.

Tamanho da serra: 12 km 

Piso e condições: Asfalto em boas condições, com poucos pontos com buracos ou remendos. Porém, tem 3 trechos da serra, de poucas dezenas de metros cada um, que são tombados pelo patrimônio histórico e que, por isto, não tem pavimento. 

Tipo de pista e comentários sobre ela: Pista simples, com mão-dupla pra subida e descida. A serra só apresenta uma única faixa de rolagem em cada direção, em toda a sua extensão, com poucas possibilidades de ultrapassagem. Além disto, não tem espaço de acostamento nas laterais da pista. Essas características, aliadas à dos trechos sem pavimento, demandam uma atenção e habilidade adicional do piloto.

Tem postos de combustível? Não.

Tem parada pra lanche / banheiro? Não da forma como a gente está acostumado a ter em outras serras, mas tanto no topo como no pé da serra tem comércios que podem atender a uma necessidade pontual.

Tem radares? Não

Tem posto policial? Não

Tem auxílio mecânico/médico? Não, a serra não é administrada por nenhuma concessionária, logo os resgates ou quaisquer emergências precisarão ser chamadas via PM, Bombeiros. etc.

Pontos de interesse: Essa serra é da época do império e além de um mirante no meio dela, que dá uma linda visão do vale abaixo e do mar em Mangaratiba, nos trechos sem pavimentos tem alguns atrativos como uma cachoeira e uma ponte de pedra construída pelos escravos e já com uma concepção que previa a passagem de alto volume de água sem estragar a estrada em caso de chuvas. Além disto, no trecho da estrada que dá acesso à serra, pra quem vem do município de Rio Claro (ou seja, depois da serra pra quem sobe a partir de Mangaratiba), tem o sítio arqueológico de São João Marcos que a visita é imperdível, pois mostra a história e as ruínas de uma cidade do mesmo nome da época do Brasil Colônia que foi alagada por conta da construção de uma represa hidrelétrica. Imperdível.

Observação: Essa serra fica na região da Costa Verde do Rio de Janeiro, uma região muito castigada por chuvas de verão que gera deslizamentos e bloqueios de estrada nestas ocasiões. Portanto, busque conferir as condições da serra e das estradas que dão acesso à ela antes de ir lá rodar.

 

As condições e informações das serras e estradas podem mudar com o tempo ou até mesmo ter alguma informação equivocada. Caso identifique alguma informação desatualizada ou que precise de ajuste, teremos o maior prazer em realizar a atualização, basta nos informar através do e-mail disponível na página de contatos.