Nome popular da serra: Serra de Teresópolis
Nome oficial da serra: Serra dos Órgãos
Nome da estrada: Rodovia Rio Teresópolis
Código da estrada: BR-116
Tem pedágio? Sim, ainda na baixada, antes de subir a Serra. Pra quem vem do topo, de Além Paraíba, não chega a pegar pedágio
Distância do Rio: 76km até o início da subida.
Saindo do Rio, como chegar: Pegue a Linha Vermelha ou a Av. Brasil até a Rio Petrópolis (BR-040) e siga até a entrada pra Rio Teresópolis (BR-493). Pegue a Rio Teresópolis e siga até chegar na serra.
Tamanho da serra: 16,4km até o mirante do Soberbo
Piso e condições: Asfalto em muito boas condições, apesar de ter alguns trechos de conexão de um piso e outro que pode gerar um ressalto.
Tipo de pista e comentários sobre ela: Pista simples, ou seja, mão dupla de subida e descida, porém a pista de subida tem, em sua maior parte, faixa de rolagem dupla, o que permite desenvolver uma subida tranquila.
Já a pista de descida apresenta faixa simples em toda a sua extensão e poucos pontos de ultrapassagem.
Tem postos de combustível?Sim, no meio da serra, chegando na curva do Garrafão, tem um posto de combustível.
Tem parada pra lanche / banheiro? Sim, tem vários pontos de paradas pra lanche, café e banheiros, sendo, o mais procurado por conta do visual do Dedo de Deus, o Paraíso da Serra, já no final, antes do mirante do Soberbo.
Tem radares? Sim
Tem posto policial? Não
Tem auxílio mecânico/médico? A concessionária CRT é a responsável pelo trecho da rodovia em que está a serra. Ela oferece socorro mecânico e médico através do número 0800 021 0278 ou através dos tótens de comunicação espalhados ao longo da via.
Pontos de interesse: Além de ter curvas muito legais pra fazer de moto, o topo da serra apresenta um mirante onde se é possível não só ver toda a serra abaixo e o Vale da Baia de Guanabara como, também, o Dedo de Deus e a pedra do Escalavrado.
Observação: Apesar da serra ser conhecida como Serra de Teresópolis, ela fica inteiramente dentro do município de Guapimirim.